Conclusão das obras de ampliação e modernização da captação do Rio Atibaia garante abastecimento de água pleno para 190 mil Sumareenses

A obra beneficia cerca de 190.000 moradores de Sumaré. A modernização e ampliação da captação do Rio Atibaia garantem o abastecimento de água pleno para 70% da população da cidade de Sumaré.

A obra é parte da iniciativa Sumaré por um novo amanhã, um amplo projeto conduzido pela BRK Ambiental, que moderniza o sistema de abastecimento de água em diversas regiões da cidade.

Por que esta obra
é importante?

A obra na captação do Rio Atibaia aumenta a capacidade de captação de água bruta de 600 l/s para 750 l/s, um incremento de 150l/s.

O sistema anterior trabalhava com seis bombas e o novo sistema conta com 10 bombas divididas entre submersíveis e horizontais, em dois poços de alimentação.

Todo o sistema de captação foi remodelado: construímos mais uma estação elevatória para bombear a água captada e atualizamos o sistema elétrico existente para que seja possível atender às novas demandas do sistema de captação.

Além disso, foi instalado um Sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito que tem a função de realizar a pré-cloração da água até sua chegada na Estação de Tratamento de Água II, que fica no Parque Itália.

A cloração desde a captação tem o objetivo de garantir a qualidade da água e assegurar a eficiência do processo de desinfecção, ou seja, a ação do hipoclorito passa a ser mais efetiva uma vez que contará com um tempo de contato maior, da Captação Atibaia até a ETA II.

Obras complementares

A captação do rio Atibaia é responsável por alimentar a ETA II, estação de tratamento de água localizada no Parque Itália, que é responsável pelo abastecimento das regiões do Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão, que representam 70% do município de Sumaré.

Essa estação também está em obras de modernização e ampliação, desde junho de 2018, para que seja possível ampliar a capacidade de tratamento para os mesmos 750l/s.

As obras na ETA II e na Captação do Atibaia são complementares e o objetivo é remodelar ambos os locais para que além de ser possível captar mais água, também seja possível produzir água com mais qualidade para a população de Sumaré.

CAPTAÇÃO DO RIO ATIBAIA

Investimento de

R$15

milhões

Maior

disponibilidade de água

Água

de mais qualidade

190

mil pessoas beneficiadas

Etapas da obra

A obra terá as seguintes etapas:

Instalação de um Sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito com a função de realizar a pré-cloração da água até a estação de tratamento de água – CONCLUÍDA

Fique de olho na página Sumaré por um novo amanhã para acompanhar a evolução de outras iniciativas na cidade.

Para saber todas as novidades em tempo real, você pode seguir a BRK Ambiental nas redes sociais.